Notícias

Quedas do Iguaçu, PR °min °max

Autor: Imprensa@camaraqi.pr.gov.br

Sandra Harca assume vaga na Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu

Sessão realizada na quarta-feira debateu criação de Escritório de Projetos, REFIS municipal e medidas para segurança viária e rede elétrica

Sessão Ordinária de 05 de março de 2025.

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu desta semana ocorreu excepcionalmente na quarta-feira, 5 de março, em razão do feriado de carnaval. Durante a reunião, a primeira suplente Sandra Harca (MDB) assumiu o mandato como vereadora, após a solicitação de licença do vereador Adilson Poleze (MDB).

Entre os principais assuntos discutidos, destacou-se a aprovação do regime de urgência para dois projetos de lei apresentados pelo Poder Executivo. O primeiro, de número 018/2025, prevê a criação do Escritório de Projetos e Convênios do município, com o objetivo de fortalecer o planejamento estratégico, elaborar novos projetos e captar recursos estaduais e federais. O segundo, Projeto de Lei nº 019/2025, institui o Programa de Recuperação Fiscal de Quedas do Iguaçu (REFIS), permitindo a revisão e o cancelamento de créditos tributários inscritos ou não em dívida ativa.

Além disso, outros projetos foram encaminhados às comissões permanentes. O Projeto de Lei nº 017/2025 trata da fixação de novos valores para os vencimentos do cargo de Chefe de Gabinete do município. Já o Projeto de Lei nº 020/2025, de autoria do vereador Rodolfo Revers (PSB), propõe a criação da Sala Memorial Sigismundo Gdaniec, com a finalidade de preservar a história do Colégio Estadual Padre Sigismundo e a memória do Monsenhor Sigismundo Gdaniec. O espaço também servirá como centro de pesquisa e capacitação técnica, reunindo documentos históricos de interesse público.

A sessão também contou com a aprovação de diversas indicações parlamentares. O vereador Joce Freitas (PSOL) propôs um estudo de trânsito na PR-484, em frente à empresa Max Jeans, para instalação de sinalização e quebra-molas. Ele também solicitou a colocação de placas de sinalização em todas as ruas do município, atendendo a uma demanda da Associação de Motoboys e Entregadores de Quedas do Iguaçu. Já o vereador Henrique Noro sugeriu que a Prefeitura contrate uma empresa especializada para realizar um estudo completo do trânsito, identificando pontos críticos e propondo melhorias. Outra indicação, de autoria do vereador Rodolfo Revers, foi encaminhada à Ordem do Dia das próximas sessões e solicita a melhoria da rede elétrica na Vila Salto Osório e região, em resposta a pedidos da comunidade.

A sessão completa pode ser assistida no link: Facebook.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo